domingo, 16 de fevereiro de 2014

O Futebol em Pelotas - Curiosidades

Liga dos NegrosEm Pelotas havia a Liga dos Negros, similar à Liga da Canela Preta de Porto Alegre. Era a Liga José do Patrocínio, fundada em 10/06/1919 e que foi disputada até a década de 1930.

A primeira liga da cidade (Liga Pelotense de Foot-Ball) foi fundada em 11/12/1907 pelo Foot-Ball Club, Internacional e União. A liga não completou seu primeiro aniversário, porque em Outubro de 1908 o Foot-Ball Club e o Internacional fundiram-se, dando origem ao Pelotas.

Em Pelotas o futebol era dividido entre o Futebol da Elite Pelotense (clubes da Liga Pelotense) e o Futebol Popular (clubes da Liga José do Patrocínio). 

Nos primeiros tempos a grande rivalidade em Pelotas era entre o União e o Pelotas. Em Setembro de 1911 o União convidou o Guarany de Bagé para jogar um amistoso na inauguração de seu pavilhão social. Como o Guarany também aceitou jogar outra partida, no mesmo dia, com o Pelotas, o União retirou o convite, ofendido. O Pelotas publicou uma carta na imprensa, defendendo o Guarany, enquanto que a posição do União foi divulgada em carta, no Correio do Povo de 15 de setembro de 1911.

A Liga Pelotense de Foot-Ball foi reorganizada em 16 de março de 1913. Rio Branco, Pelotas, União, Brasil e Guarany disputaram o campeonato neste ano. Na final o Rio Branco venceu o Pelotas por 4x2. O União ficou em terceiro lugar.


Em 20 de abril de 1913 ocorreu o primeiro Bra-Pel da história, na Boca do Lobo. O Pelotas venceu por 5x0, com gols de Octaviano (2), Edmaro, Abelardo e Argemiro, ainda no mesmo dia, o time reserva de ambos os clubes se enfrentaram, foi o segundo clássico da história, mais uma vitória do Pelotas, dessa vez pelo placar de 8 a 2.

Em 27 de julho de 1918 a Liga Pelotense escolheu a seleção do campeonato, com os seguintes atletas: Franck (Brasil); Nunes (Brasil) e Varela (Pelotas); Floriano (Brasil), Briensa (Pelotas) e Alvariza (Brasil); Calero (Ideal), Proença (Brasil), Reto (Rio Branco), Rossel (Brasil) e Ignácio (Brasil).

Em 23 de maio de 1920 era criada em Pelotas a Liga Cassiano do Nascimento, com as seguintes equipes: 7 de Abril, Aliança, Benfica, Cruzeiro do Sul, Democrata, Flamengo, Francês, General Teles, Ipiranga e Lealdade.

Em Pelotas, a liga negra era a José do Patrocínio, cujo campeonato já era disputado em 1920, quando o campeão foi o S.C. América do Sul. Em 1923 e 1924, com a revolução federalista, o campeonato estadual não foi disputado e vários campeonatos municipais também não ocorreram. Em Pelotas, a Liga José do Patrocínio não parou: o S.C. América do Sul foi novamente campeão. Em Rio Grande, a Liga Rio Branco também era formada, exclusivamente, por equipes com jogadores negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário