domingo, 23 de março de 2014

Futebol do Povo em Pelotas - Liga José do Patrocínio

Qual ou quais são os clubes do povo na cidade de Pelotas? Brasil, Pelotas ou Farroupilha?
Resposta: Nenhum deles!!! 

Mente quem diz e engana-se quem acredita que o Brasil de Pelotas foi um clube surgido nas camadas mais humildes da cidade de Pelotas, terrível engano, o Xavante nasceu na Elite Pelotense e permaneceu nela até o final da guerra entre BURGUESES vs NEGROS. Essa barreira só foi quebrada depois de um forte movimento de igualdade racial que se espalhava por todo país, fazendo com que aos poucos, os clubes passassem a aceitar os negros em suas dependências.

Desde o inicio de sua história o Brasil fez parte da Liga Pelotense de Futebol, liga que pertencia aos ricos e poderosos da Princesa do Sul, onde também se encontravam o Pelotas, Farroupilha, Bancário, Ideal, União e outros tantos clubes pertencentes a Elite.

Então não existia futebol nas camadas mais humildes da cidade de Pelotas?
R: Sim, existia futebol. 

Os Negros e pobres de Pelotas fundaram no inicio do seculo passado a Liga José do Patrocínio, essa sim uma Liga de clubes com raízes populares, nascidos nas localidades mais humildes da cidade e que tinham o seu próprio campeonato, não dependendo da aprovação da Elite Burguesa.

Em Pelotas, a liga negra era a José do Patrocínio, cujo campeonato já era disputado em 1920, quando o campeão foi o S.C. América do Sul. Em 1923 e 1924, com a revolução federalista, o campeonato estadual não foi disputado e vários campeonatos municipais também não ocorreram. Em Pelotas, a Liga José do Patrocínio não parou: o S.C. América do Sul foi novamente campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário