quarta-feira, 7 de maio de 2014

De Pelotas para o Mundo

Você saberia dizer qual os maiores craques nascidos em Pelotas? e qual os de maiores sucesso fora daqui? quantos deles chegaram a vestir a camisa da Seleção? Para responder essas perguntas, resolvemos fazer uma lista de grandes nomes do nosso futebol que chegaram até a Seleção Brasileira. Confira: 

Já postado: 
EMERSON
MICHEL BASTOS
ALOÍSIO
CLÓVIS BRAUNER 

Em breve: 
DUARTE
BETÃO
DANIEL CARVALHO
RÔMULO


LISTA


1- Émerson Ferreira da Rosa (Pelotas, 4 de abril de 1976), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante. O capitão original da Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2002, Emerson deslocou o ombro esquerdo em um treinamento antes do primeiro jogo, após ser cortado, Ricardinho foi convocado em seu lugar, Cafu o substituiu como capitão e o Brasil seguiu rumo ao título. Participou de duas Copas do Mundo, a primeira em 1998 e a última em 2006, inclusive está a sua última competição com a Seleção Brasileira. 
Após uma grande passagem pelo Grêmio, Emerson seguiu para a Alemanha, no ano de 1997, para jogar no Bayer Leverkusen. Ficou no clube alemão até o ano de 2000, onde seguiu para a Itália.
Na Copa do Mundo de 1998, após o corte de Romário da Seleção Brasileira de Futebol, Emerson foi convocado para o seu lugar. Assumindo a camisa 11 da Seleção Brasileira daquela Copa, apesar de ser volante e não atacante como Romário. Em 2000, Émerson assinou com a AS Roma, na conquista do Scudetto e da Supercopa da Itália em 2001. Seu desempenho no clube da cidade de Roma, a Juventus e o Real Madrid se interessaram pelo seu passe. A Roma queria vende-lo para o Real Madrid, mas Emerson preferiu assinar com a Juventus, foi vendido por um valor em torno de 15 milhões de euros.
Apesar de não ganhar títulos na Juventus, destacou-se. Era um jogador de confiança de Fabio Capello. Quando Capello rumou para a Espanha, treinar o Real Madrid, levou consigo Émerson. No entanto, devido ao declínio da relação entre Emerson e Capello e da má performance do jogador no Real Madrid, em janeiro de 2007, declarou a sua vontade de voltar à Juventus. Porém, até maio, teve seus desempenhos aumentados, junto com a melhoria da equipe da cidade de Madri. Em 21 de Agosto de 2007, AC Milan confirmou oficialmente a transferência do brasileiro. Ele fez sua estreia oficial na vitória do AC Milan sobre o Sevilla por 3 a 1 pela Supercopa Européia, em 31 de Agosto. Após quase dois anos no clube de Milão, Émerson rescinde o contrato com o AC Milan. Devido a diversas lesões e pelo técnico Carlo Ancelotti não utilizá-lo.
Em 26 de julho de 2009, a diretoria do Santos Futebol Clube anunciou a contratação do jogador para integrar o elenco do time no Campeonato Brasileiro de 2009, sob comando do recém contratado Vanderlei Luxemburgo. Em 16 de outubro de 2009, rescindiu seu contrato com o Santos, pois teria de fazer uma cirurgia, e não poderia mais jogar pelo clube. Acabou encerrando a carreira.



2 -  Michel Fernandes Bastos (Pelotas, 2 de agosto de 1983 ), é um futebolista brasileiro que atua como lateral-esquerdo ou meia esquerda. Atualmente, joga pela Roma, emprestado pelo Al Ain, dos Emirados Árabes. Michel Bastos começou nas categorias de base do Pelotas, onde se profissionalizou, após jogar o Brasileiro da série C em 2001, a Copa Sul Minas e o Campeonato Gaúcho em 2002 foi vendido para o Feyenoord da Holanda. Após foi emprestado ao Excelsior em 2003 e depois da passagem pelos Países Baixos, foi contratado pelo Atlético Paranaense e emprestado ao Grêmio, em 2004. Teve um bom início no clube gaúcho, ficando conhecido por seus chutes potentes. Em 2005 foi emprestado ao Figueirense, onde fez uma excelente temporada, se tornando um dos principais jogadores do país na posição. Terminado o empréstimo, retornou ao Atlético Paranaense e foi vendido ao Lille em meados de 2006. Em 2009, assinou contrato com o Lyon, onde permaneceu por 3 anos. O jogador chegou ao seu melhor momento em 27 de outubro de 2009 quando pela primeira vez integrou a lista de convocados da seleção brasileira efetuada pelo técnico Dunga.
No dia 11 de maio de 2010, foi convocado pelo técnico Dunga para integrar a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2010. Marcou seu primeiro gol pela seleção contra o Zimbabwe, em bela cobrança de falta, durante amistoso preparatório para a Copa.



3- Aloísio Pires Alves (Pelotas, 16 de agosto 1963), é um ex-futebolista brasileiro, que atuava como zagueiro. Começou a carreira no Internacional de Porto Alegre, onde ficou até 1988, no Colorado teve grande destaque, despertando interesse em grandes clubes do futebol mundial. No final de 1989 foi contratado pelo Barcelona da Espanha onde ficou até 1990, sem o mesmo brilho que teve no Internacional,  foi transferido para o FC Porto. Em Portugal se tornou um dos maiores ídolos da história do clube. Pelo Porto atuou até 2001, jogando 332 partidas é marcando 11 gols, e conquistando diversos títulos.
Ainda no final da década de 1990, Aloísio foi convocado para a Seleção Brasileira. Pela Seleção, Aloísio disputou 6 partidas.


4- Clóvis Brauner (Pelotas, 5 de outubro de 1933), é um ex-futebolista brasileiro. Zagueiro de vigor e categoria, também atuava como volante. Defendeu por três temporadas, 1954, 1955 e 1956, o Pelotas. Ainda quando atuava no clube, foi convocado para a Seleção Brasileira. Depois disso, Brauner recebeu boas propostas e em 1957 foi vendido para o Santos Futebol Clube. No clube Paulista teve a oportunidade de atuar ao lado de grandes craques como Dorval, Pelé e Pepe, permaneceu no time da baixada Santista até o inicio da década de 60. 






Aos torcedores interessados em participar e indicar jogadores que ficaram de fora da lista, deixem recados aqui pelo blog mesmo. Grato!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário